A Secretaria de Saúde tem realizado ações de vacinação aos sábados, com o objetivo de proporcionar atendimentos a toda população e assim aumentar a cobertura vacinal. Neste mês de maio, serão sete pontos de imunização espalhados pela cidade.
Os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, Boa Esperança e São Francisco estarão abertas das 7h30 às 16h30, nos dias 6, 13, 20 e 27.
Serão ofertadas vacinas de rotina, contra covid-19 e da gripe, e para as crianças que fazem parte do programa Bolsa Família, terá pesagem e suplementação de vitaminas nas UBS’s (Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos Boa Esperança e São Francisco). Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.
Podem receber a 1ª e 2ª doses da monovalente contra a covid-19, crianças a partir de 6 meses, jovens e adultos. Ressaltando que a vacina para crianças menores de cinco anos de idade, estará disponível apenas nos CIA’s (Jacarandás e André Maggi).
Lembrando que para tomar a dose bivalente, que já está disponível para a população acima de 18 anos, é preciso ter o esquema vacinal inicial de duas doses da monovalente, respeitar o intervalo de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose, para então tomar a bivalente.
Já a vacina da gripe está disponível para todos os grupos prioritários. Quem for se vacinar pela primeira vez por conta da categoria profissional, deve apresentar crachá ou outro documento comprobatório. Já no caso das condições de saúde, é necessário apresentar relatório médico, exame ou outro documento que comprove.
Veja quem pode tomar a vacina da gripe:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Daiane Stela