• Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024
  • 04:36h
11 de Outubro de 2022

Veterinária do município participa de capacitação do INDEA sobre controle de qualidade de alimentos de origem animal

Veterinária do município participa de capacitação do INDEA sobre controle de qualidade de alimentos de origem animal

A médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Graciele Batista, participou no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, da capacitação realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), de Educação Continuada em Análise e Verificação dos Programas de Auto Controle para Indústrias de Produtos de Origem Animal – POA. 


A capacitação realizada de 03 a 07 de setembro, foi organizada pelo CISPOA (coordenadoria de inspeção de produtos de origem animal) do Indea e teve como palestrante o Dr. Fernando Fagundes Fernandes: Auditor Fiscal Agropecuário do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e o Dr. Eduardo Eustáquio Figueiredo (UFMT), Campus   Cuiabá.


A médica veterinária explica que a SEDEC realiza o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ressalta que os temas abordados foram para garantir controle e qualidade dos alimentos e produtos de origem animal. “Nós, enquanto fiscal, precisamos garantir que o produto que chega para a população tenha qualidade e esteja de acordo com o que está escrito nas especificações, garantindo assim que o consumir compre aquilo mesmo que está lendo na embalagem”, pontuou. 


Para Graciele, o serviço de inspeção precisa ser desmistificado, devido a população acreditar que um inspetor fiscal irá prejudicar o serviço de sua empresa. “Isso não é verdade, nós trabalhamos em prol da saúde da população. Nós enquanto médicos veterinários, da área de inspeção de produtos de origem animal, defendemos e lutamos pela saúde básica. Milhares de pessoas ao ano passam mal por intoxicação alimentar, de um produto que foi mal elaborado, mal conservado, mal transportado e a gente faz esse trabalho justamente para evitar que as pessoas comprem produtos adulterados que possam fazer mal”.

Os assuntos abordados no curso foram:


Princípios da inspeção com base em risco
Base legal - Portarias, RIISPOA e Normas Internas.
Pontos imprescindíveis do autocontrole.
Programa de Controle de Matéria-prima e Ingredientes
Programa de Rastreabilidade
Programa de Controle de Resíduos em POA
Boas Práticas de Fabricação - BPF
Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO
Procedimento Sanitário Operacional - PSO
Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC
Programas Complementares
Microbiologia de Alimento

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Autor: Vanessa Kienen